sábado, 5 de abril de 2008

Displasia Congênita do Quadril - DCQ


Olás ... demorei, mas voltei, como sempre. Vcs devem saber bem que tempo é uma coisa rara, hehe... ainda mais no meu caso que minha família e a do meu marido moram no interior e fico sozinha com a minha filha em casa (durante minha licença maternidade), enquanto meu marido trabalha.

Bem, vim aqui contar pra vcs que a Cecília nasceu com Displasia Congênita do Quadril (DCQ), alguém conhece? A displasia é um problema onde o fêmur não ficou bem ligado no quadril.

Graças a Deus o dela não estava luxado, ou seja, totalmente desligado do quadril.

Ainda bem que esse não é um problema grave se descoberto cedo (como foi o caso dela. Foi diagnosticado na maternidade) e bem fácil de tratar... É um problema que dá bastante em meninas na proporção 8 meninas para 1 menino... o tratamento é feito com o uso de um suspensório chamado Pavlick e precisa ser usado 24 horas/dia. Só tiramos para dar banho e precisamos nos adaptar para trocar as fraldas com ele... o médico até pediu para darmos banho a cada dois dias e entre eles dar o banho de algodão apenas... requer bastante paciência principalmente da parte dos pais.

Graças a Deus, encontramos o Dr. Eiffel, especialista em DCQ... ele avaliou os 1ºs. exames e verificou que estavam incorretos!! Nestes constavam que minha pequena tinha o grau IV (o pior... luxado) na perninha esquerda e IIIa na direita... graças ao Papai do Céu, o Dr. Eiffel nos indicou um ultrasssonagrafista especialista em DCQ tb, o Dr. João Barile, que constatou grau IIIa na perninha esquerda e IIc na direita (o problema começa no grau IV - pior/luxado e vai até o I/normal, passando pelo IIIb e a e IIc, b e a).

Após 15 dias repetimos a USG e deu grau IIa nas duas!!! Ficamos muito contentes com a evolução e até os médicos ficaram surpresos.

Depois disso confesso que relaxamos um pouco e não usamos o Pavlick corretamente, as 24 horas necessárias... tivemos pena por conta da época das cólicas, calor (março/abril) e assumo que tb falta de responsabilidade! Pois é! Não é fácil, principalmente para os pais, por que, como o próprio Dr. Eiffel nos deu uma visão, para o bebê, é como se fosse mais uma peça de roupa... ele não sabe que está fazendo um tratamento, mas sabem como é, nós adultos, pais de primeira viagem, imperfeitos...

Bom, resumindo, a cada 15 dias repetíamos os exames e ela melhorava pouca coisa e a cada consulta o Dr. Eiffel ajustava o aparelho e nós, os pais, pensávamos "coitadinha, tão apertada, incomodada..." que bobagem a nossa... se fizessemos o tratamento certinho, ela teria alta com 3 meses no máximo, mas por conta dessa nossa irresponsabilidade, ela teve alta só com 4 meses... cheguei a ter gastrite nervosa por conta dessa correria toda!

Então depois de várias idas e vinda para médicos e exames, deu tudo certo e nossa filha hoje é uma criança normal! Teve alta com grau Ib nas duas perninhas e o Dr. Eiffel pediu apenas para acompanhá-la a cada 6 meses até a fase de seu crescimento.

Apenas quero aconselhar os papais e mamães que tiverem seus bebês com esse probleminha agirem com o tratamento correto e não correr o risco que corremos e que por sorte deu tudo certo... tenham paciência e pensem que é para o bem de seu filho, pois se esse probleminha não for bem tratado, pode virar um problemão e quem sofrerá de verdade no futuro será o seu filho.

Hoje a Ciça já tem 6 meses (a data dessa atualização é de 30/07/08) e já está sentando direitinho e graças a Deus é perfeitinha e linda...

E para quem precisar de mais informações indico a página do facebook https://www.facebook.com/groups/557298061028753/ e também estarei sempre à disposição ;)

17 comentários:

Anônimo disse...

ola gostaria de add voce ao orkut,pois minha filhinha tem displasia tbm começamos a usar o pavlick hoje...boa sorte!

Deinha disse...

Oi Juliana! Td bem!
Vi seu comentário e acabei atualizando minha postagem sobre o assunto. Como vc verá a Ciça hoje está curada! Dê uma olhadinha!
Pode me adicionar ao seu orkut e se preferir meu msn é dea_mr@yahoo.com.br. Quero ajudá-la e a sua bebê tb... me escreva! Abraços ;)

Anônimo disse...

Oi Andréa! Espero que mesmo depois de taaaaannntoooo tempo você se lembre de mim... Nossas correspondências eram da forma antiga... rsrsrs... cartinha na caixinha de correio... rsrsrs... Não me lembro em que momento nos perdemos, mas estou muito feliz de te reencontrar!!! Já tá muito curiosa??? Lembra que você não colocava mais remetente, só escrevia: "Adivinha quem é?" kkkkkk... Parabéns pela maternidade!!! Assim que puder também vou encarar com muito amor essa linda função!!! Bom... chega né? Posso revelar minha identidade?
O pior é que estou tão por fora dessas tecnologias de internet que de repente lá desde o início você já sabia que era eu né??? Se sabia, ABAFA!!! rsrsrs... Essa pessoa que te escreveu um livro, sou eu amiga, Lucimar RJ!!! Por agora é só... aguardo sua resposta!
Beijoooooosssss!! Lu ; )

Deinha disse...

Geeeeenteeee EU NÃO ACREDITO!!! Lucimar que saudades!!! Estou até emocionada por ter reencontrado vc, ainda mais pelo meu blog que está meio desatualizado, hehe... nossa, estou muito feliz mesmo... eu estive no RJ em 2004 e até queria tentar te achar... nem sabia se vc morava no mesmo lugar, mas a tia Rosa (lembra dela?) me falou que o conjunto estava muito perigoso e que o pessoal da nossa época não estava mais por lá... mas e aí, me passa seus contatos! Meu e-mail é andreamr@usp.br. Bjão ;)

Anônimo disse...

Olá! Minha menina de 3 meses tem displasia de quadril, gostaria de saber o nome e o telefone do Dr. especialista em quadril que tratou da sua filhinha!
Grata
Tatiana

Deinha disse...

Oi Tatiana, bom dia!

O "santo" Dr. Eiffel tem sua clínica no Morumbi e atende a vários planos médicos. A clínica chama-se Phitris e o telefone é 3744-9900. Ele tb indicará o Dr. João Barile para o exame de US. Esse Dr. atende em Santo André na clínica CEFRO e o telefone 2191-7099. É um pouco longe (não sei onde vc mora), mas vale a pena... espero que sua filhinha se recupere logo!

Um abraço e boa sorte ;)

Unknown disse...

Olá,

Gostaria de saber um pouco mais sobre a historia da displasia da sua filha. Minha filha tambem tem, e já está usando o suspensorio de Pavlick, mas estou cheia de dúvidas.

Aguardo retorno. Obrigada pela atençao.

Melina

Deinha disse...

Oi Melina!

O que vc precisa saber? No que eu puder ajudar, estarei à disposição!

Como disse nas minha postagem sobre o assunto, a Ciça está totalmente recuperada! Já está com 1 ano e 3 meses, anda e até corre perfeitamente!

Fez exames com 1 ano de idade, com o Dr. Eiffel, e ele confirmou q está tudo bem. Pediu retorno quando ela estiver com 2 aninhos agora...

Bjos e boa sorte pra vcs!!Faça o tratamento direitinho e a sua filhinha se recuperará!

Deinha disse...

Ah, se vc quiser conversar por msn ou google talk, me adicione: no msn meu usuário é dea_mr@yahoo.com.br e no GT é falecomdeinha@gmail.com.

Bjos ;)

Anônimo disse...

Oiiiii
Meu nome é Giany. Eu tenho 29 anaos e nasci com esse problema, que no meu caso foi bem severo por ter sido diagnosticado só depois que eu comecei a andar. Já fiz duas cirurgias, e acompanho até hoje.
A novidade é que eu estou grávida e de uma menina. As chances da minha pequena ter oproblema sao bem grandes e eu to voltando a me informar pra cuida-la dem direitinho e assim evitar as cirurgias. Meu e-mail é gy.arruda@gmail.com e tenho um blog: www.falandodevoce.wordpress.com
Gostaria muito de trocar ideias.
Beijos e parabens pelo lindo bebê

Larissa disse...

Boa tarde meu nome é Larissa e tenho 18 anos .. Minha filha nasceu com Luxação Congenita do Quadril Direito ela tem 3 meses e está usando fralda dupla .. Gostaria de saber o pq que ela nasceu assim, foi algum descuido meu na gestação ? ou é genético msm .. Estou em depresão por causa disso me sinto culpada por ela ter nascido assim .. Seria melhor eu ficar passando ela frequentemente no ortopedista ou ainda ñ é necessario ? todo mes ela passa na pediatra e ela avia o quadril e me diz que está melhorando' que tem uma boa diferença desde o começo . Ah descobri quando estava na maternidade ainda, mas lá eles ñ me explicaram direito como é o que é .. só me disseram para manter o uso de fralda dupla .Me aprofundei mais nesse assunto por meio da internet.Obrigada e aguardo a resposta se possivel por e-mail larissawrosseto_1000@hotmail.com

Unknown disse...

Olá.. Minha filha foi diagnosticada com displasia e está no primeiro dia com a fralda frejka ...Queria mto saber como vc fazia p colocar a bb p dormir..p trocar a fralda .. Obrigada !

Luana Caroline Künast Polon disse...

Se você conhece alguém que tem ou teve DISPLASIA DO QUADRIL, indique nosso grupo, queremos conhecer pessoas e trocar informações! Obrigada!

Mamães, exijam o teste no momento do nascimento de seu bebê!

https://www.facebook.com/groups/557298061028753/

Deinha disse...

Oi pessoal, finalmente recuperei meu blog!! Depois de 5 anos fora espero poder voltar ajudar e relatar a minha vida de mãe...

Unknown disse...

Ola minha bebe nasceu com quadril tipo IIa e infelizmente evoluiu pra IIc começou a usar o.pavlik com 4 meses...sera q realmente tem.jeito? Fico com.medo de gessar...

Deinha disse...

Oi Lorys, estou um pouco afastada do meu blog, mas indico uma página do facebook fantástica sobre o assunto: https://www.facebook.com/groups/557298061028753/
Mas fique tranquila que o problema tem jeito sim! Sua bebê tem um grau leve e se vc fizer o tratamento direitinho logo ela terá alta. Você é de São Paulo? Se sim vá no Dr. Eiffel que indico no blog. Abraço e tenha fé!

Anônimo disse...

Olá! Criei um grupo fechado de Artroplastia de quadril, nasci com displasia do desenvolvimento bilateral, se quiserem participar ficarei feliz!!! De uma olhadinha na descrição sem compromisso esta bem! Fiquem a vontade!
https://www.facebook.com/groups/simplesmentecaminhe/